Fatos históricos das resistencias

POLITICA PARA SALVAR DE ALGUMA COISA DA MEMÓRIA

Depois de vários séculos sob dominação dos capoeiras , o  que por consequencia  levou a forte  repressão da  policia   (mais ao final do séc.XIX ) por serem  implicados em grande maioria a fatos delituosos,  envolvendo   estados como o Rio, Bahia e Pernambuco, para que nem  tudo se perdesse,   surgiram  de tentativas de sauvarem-se as coisas e a primeira que oficializou-se        ,  foi  a da transformação  para uma espécie de ginástica  regulamentada ,     que para ser ! Sõ   comprovado ,  do desligamento  da fonte cultural alimentadora e  propulçora  por  natural da africanidade .
As primeiras  vezes em que ouve-se falar  de iniciativas  de compensação, registran-se em 1889 na Ilha de Fernando de Noronha colonia penal,a partir de reaproveitamentos das habilidades dos capoeiras  a desviarem então  para uma  forma desportiva e assim!De mais    tolerancias da  policia.
Foi em 1928  que oficializou-se  no Rio de Janeiro , o primeiro Código Desportivo  por nome oficial  de Gymnaástica Nacional (capoeiragem Methodizada e Regrada) trabalho de autoria de Anibal Burlamaqui (Zuma),o livro contém uma nomenclatura ilustrada de golpes e contra golpes,área de competição,regulamentos de competição,critério de formação de árbitros,uniformes e demais informações…
No reconcavo na Bahia a forma de  resistencia   por astúcia de capoeiras baianos , la por meados  do sec. XIX  usndo das   sonoridades do arco musical berimbau davam o  alarme   face a chegada de estranhos ou da policia as vezes a cavalo, cujo um toque especifico tornou-se cerebre até hoje como toque de cavalaria.
Já familiarizados também das influências sonoras que os sons moderados exerciam  sob os desenrolares com as habilidades  ao  fugir ou  partir pro  contato físico ,  viram assim uma possibilidade  civilizadora possivel de se apresentar de   paralelo a Gimnástica Nacional  ou seja  também  possível de estar na  tolerância da policia.                                                                                Foi na Bahia que a nomeação de  Capoeira folclórica e  por definitivo de  Angola (Capoeira Angola)  foi batizada  ,
Nota:No deslocamento dos europeus para as américas1492,criou-se o termo  novo mundo,por ser continente existente mas até então desconhecido destes do velho mundo(Europa,Asia e África).
No caso dos capoeiras baianos!  O novo era o  berimbau  sendo que  as manifestações  não se  desligavam da linguagem corporal  a  maneira  da africanidade   com o peso dos  agravantes  que já os identificavam daí  nas  implicações  juridicas ,pois  com ou sem berimbau o nome  que passou a ser  capoeira!  Juridicamente não apagava de ligações   com africanidade  razão principal   na   obstrução na policial por causa de envolver   antecedentes criminais apesar dos requintes do arco musical  justificando para nova  aparência .
Novo  seria algo inventado naquele momento  tendo nada a constar de registros na policia ,  daí de  Gymnastica Nacional Desportiva  ser de fafo um novo  e livre de qualquer impedimento por  ficha limpa corrida na policia  já que a  a mesma também !Não existia oficialmente   nesse ambito de atividade fisica  que fosse  registrado  na FEDERAçÃO EUROPEIA DE GINÁSTICA ( Europa  desde 1881).

POLITICA PARA NÃO TER QUE DEIXAR ABANDONADO O BERIMBAU

Certa incompatibilidade se deu entre a capital Rio de Janeiro e a Bahia pois! pela capital para através da policia dos outros estados, pelas regras definidas , o berimbau tinha que ser abandonado para reconhecimento do cumprimento estabelecido.
Novo por novo a bahia sugere de um arranjamento de luta de sobrepostos de autoria de mestre Bimba que tirando da ideia dos angolas utilizava apenas de um berimbau para seu aquecimento antes de subir ao ring pra lutar .
O mesmo fundou o Centro de Cultura Fisica e Luta Regional. Através do Alvará 111 da Secretária de Educação, Saúde e Assistencia de Salvador . Que obtem aceitação social…

1937 novidade por novidade o berimbau fez para o selecionamento e assim por conta deste instrumento musical tomado por « capoeira »vem o apelido de capoeira regional no lugar do nome oficial luta regional.
Uma aceitação social que faz por evoluir a confusão e um processo de destruição de identidade cultural africana , para fazer a distinção ten-se Mestre Pastinha na direção do Centro Esportivo de Capoeira Angola 1941 BA ,onde a principal razão era a fazer pela conservação das habilidades não dissociada da cultura e donde extraen-se , para o que os metem em valores por construção própria .
Depois de 1937 para outros estados ,muita mais se populariza, o que de mestre Bimba…

           CECA –  1941 Bahia e a primeira diáspora

O  CECA(Centro Esportivo de Capoeira Angola ),no Largo do Pelourinho 19, fundado em1941 em Salvador  na Bahia , foi dirigido por vários anos por mestre Pastinha, que fez daeste local  a maior referência de conservação do conhecimento de memória dos capoeiras, que com a  associação em  1860  de tres arcos muisicais ou seja berimbaus  fez assim da sua nova maneira de resistir consagrando-se devez  no CECA.                                                               Esse  prestigioso lugar de ensino, mais tarde lhe foi retirado  ao mesmo tempo que se ve também ,  impedido  de continuar em outro local por  ter  adoecido e  ficado cego, em consequencia os compromissos  para com as conservações da Capoeira Angola  entram em certa   declinação.

Foi nos anos 70  que no Rio de Janeiro a importancia do CECA  é revitalizado pelo nome de Pedro Moraes Trindade o Mestre  Moraes ( um ex aluno la no mestre Pastinha desde ainda quando criança  ) depois de sua vinda para o R.J. nos anos 70 por ocasião de ter que prestar serviço militar no Corpo de Fuzileiros Navais.

Como praticante das habilidades da capoeira  dos tres  berimbaus (angola) , começa a frequentar algumas referências de capoeira no RJ  mais inclusive influênciadas pela Luta Regional de mestre Bimba(de um berimbau)   na oportunidade começa também  pra continuar mantendo de suas ligações,  a  ensinar de seu legado , adquirido na  escola do Mestre Pastinha .

Nota: A Luta Regional Baiana ,foi um arranjamente de compenssação de oferecimento pro  lugar da Capoeira Angola implicada em  questões politicas juridicas.                                                       O  desenvolvimento  se deu  por ideia do capoeira Mestre Bimba da Bahia , regulamentada nos anos 30   e com ferrenha hostilidade  de seus alunos ao  que de Capoeira Angola ,pois os mesmos  também  vinham de esféras sociais  mais pertencentes a classe média .                                                                                                                                                                                              No RJ , um primeiro Grupo por referência do Mestre Moraes chamou-se Modaruê (um grupo folclórico). Mais precisamente em 05-07-1975,no Clube Gurilandia,bairro de Botafogo na rua Real Grandesa em Botafogo –zona sul do R.J. eu(Braga) ingressei como aluno ),nos identificava-mos por CAPOEIRA ANGOLA MESTRE MORAES,alguns alunos a época eram,Peçanha.Mano,Agostinho,Roberto , Amalia , as crianças Coruginha e Bisbo,quando   depois chegou Neco,Lumumba,Tete  ,Luiza, aos sábados pra roda vinham Marco Aurélio, Luiz ,José Carlos,Zé Carlos da Posse,Mestres como Luiz Malhado
.
O sistema de ensino de Moraes e seu  contra mestre Peçanha a época, era para o confronto  , devido a filosofia dos capoeiras cariocas de substimações ao que de angoleiro.

No Clube Gurilandia Moraes passou Peçanha a Contra Mestre e a Mestre um cara que era da PM (Policia Militar) chamado zangão que eu vi só no dia que pegou a corda de mestre,.depois daí só soube que ja não estava mais entre os vivos  .

Nota: ainda em 1975 fui certa vez a Salvador (penso que pelo mes de outubro) pra ficar por  um fin de semana em frente ao Theatro Castro Alves onde estava domiciliado  e lá no Mercado Modelo,vi Dimola , Gajé e Surão mais não foi nesta que deu para conhecer  o Mestre Pastinha.

Em 28 de Dezembro de 1975,o Mestre Moraes com mais algúns de nós fomos a Salvador,nessa  oportunidade foi que conhecemos o Mestre Pastinha quem se lembrou de Moraes pelo nome de Pedrinho como aluno mais novo da casa, em seguida chegou dona Maria Romélia (mulher do mestre Pastinha).

Na festa do Bonfin,houve uma roda de capoeira onde Moraes jogou bastante e depois eu com mestre Santana(Macaco Preto) um pouco , pois era eu  iniciante pra mais que isso,por lá conheci também mestre Caiçara.

Em 1976 Mestre Moraes Passa a dar aulas em Nova Iguaçu(Academia Rive), são alunos : Zé Carlos , Luiz, Zé Carlos da Posse…
depois também em Bel for Roxo e alunos como:  Pedro Edinho as crianças : Chua, Choa e choua

Foi numa visita com o Mestre Moraes a uma  academia de capoeira regional no centro de caxias acho que do Mestre Josias, de quem Cinésio(Cobra Mansa) era aluno e onde tinha un outro de nome Baltazar… )que pela primeira vez jogamos , dai é que na oportunidade conheci também Jurandir(seu primo) que me convidou pra roda de Caxias as 10h00(aos domingos se não me engano) ,onde também conheci Russo, Peixe,Rogério…

Outro ponto também de frequentação da gente  era na feira de São Cristovão.

Em 16 de dezembro de 1978 , no Parque Lages – Jardim Botânico ,zona sul do Rio de Janeiro onde  Moraes estava dando aula , reuniu nesta manhã de sábado as 10:00 , todos alunos onde por certa  cerimônia fizeram  passagem  a posto de mestres os nomes de Braga,Neco e José Carlos e  a Contra Mestre o Marco Aurelio,estavam presentes os convidados a participarem os mestres Camisa(com alunos) e Preguisa.

Com  mais tres  Mestres e dois Contra Mestres  para o interesse Capoeira Angola , multiplicam-se assim as forças.

O  GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PELOURINHO – GCAP) foi uma ideia que partiu do Mestre Neco  que de principio seria  a partir de  nós  os Mestres: Braga,José Carlos e Neco   , onde Mestre Moraes estaria   convidado a integrar  com os  demais contra mestres e alunos ainda com ele  ,pra o Neco isso evitaria  uma concorrência entre nos mesmos inclusive com nosso próprio Mestre pois! como uma   referência unica estaria-mos  mais  fortalecidos que em concorrencia  ja que os objetivos eram os mesmos a  concentrar da  força de quatro mestres e dois contra-mestres   na continuação  do resgate  dos valores da capoeira por de seus  valores  sentimentais cultural para então gerar , manter de uma politica , para melhor conservar dos exemplos  que ja vinham do CECA  dos quais continuava fiel o Mestre Moraes   para  seu trabalho no R.J. também  .

Tendo  Mestre Moraes aceito com  demais  Contra Mestres e  alunos cuja sua unica exigência foi  de manter as côres do preto e amarelo conforme no CECA , eu (Braga) de minha ideia  criei   o  simbolo/emblema do grupo  em forma, nome  e motivos .

Com acordo do Mestre  Josà Carlos,os Contra Mestres : Marco Aurélio e Peçanha,os alunos Elcio,José Carlos da Posse,Luiz negão  mais Pedro Edinho , em 05-10-1980 numa feira de artezanato do Cosme Velho zona sul do R.J. funda-se   com uma demonstração de capoeira e maculele o GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PELOURINHO(GCAP),presentes os Mestres fundadores :Neco, Moraes,Braga,Zé Carlos , Contra Mestres  Marco Aurélio  e  os alunos nesta  fundação: Elcio e seu Irmão,Luiz ,Luiz irmão de Zé Carlos ,Zé Carlos da Posse, Pedro Edinho,Amalha,as crianças Choa,Chua e Choua.

Obs :antes de regressar definitivamente para A terra natal Moraes passou a posto de mestre também o Contra Mestre Marco Aurélio
Na verdade novos mestres e não primeiros ,respeitando o fato de que houve uma pessoa antes embora só mesmo o Mestre Moraes pode melhor esclarecer.
Entre 1979/80 por estar morando próximo da cidade de Deus , algumas vezes la frequentei por interesses da capoeira,mas a época era de grandes expectativas face ao crime e a policia .

Em 1981 com o falecimento do mestre Pastinha logo após fez-se uma roda anunciada no jornal HOJE depois de uma entrevista dada pelo Mestre Moraes onde disse morrer Mestre Pastnha mas não o último representante pois havia deixado continuadores e ele era um a representar isso nessa roda.

Em 1982 Mestre Moraes regressa definitivamente para Salvador,ficando  com os  Mestres que deixou a continuação do  GCAP (Localizado no Copaleme Praia Clube no Bairro do Leme Zona Sul do RJ, em seguida no IPCN –  rua do riachuelo 128 centro RJ (primeira sede provisória depois da obtenção do estatuto (lei Ruane) e UNE – rua do Catete 243 Catete RJ(segunda sede provisória após mudar do IPCN.                                                                                     (ver blog CAPOEIRA ANGOLA 05-10-1980 R.J.)    http://ceca807.wix.com                                                                                                                                                                                                                                          Voltando a viver em  Salvador -Bahia , Mestre Moraes  levou da experência do GCAP e  lá , localizando-se no Forte Sto Antonio Além do Carmo,Centro Histórico de Salvador (atual  Forte da Capoeira)  começa composto de um mestre(o Moraes) e alunos , o que mais tarde viria  interferir  nos destinos não apenas dos  angoleiros da Bahia  mas da capoeira como um todo.

Durante o primeiro ano de trabalho foi com mestre J. Pequeno que ja dispunha de um espaço no Forte  que o grupo começou antes de ocuparem outro comodo em cima.

Em 1985 realizou-se  uma primeira oficina Mostra de Capoeira Angola , onde reuniu numerosos antigos  mestres angoleiros da Bahia , algúns meios que afastado da atividade por falta de local pra se concentrarem , Mestres como :J.Grande,J.Pequeno.Barba Branca,Bobó,lua de Bobó,Curió,Paulo dos Anjos…o Rio de Janeiro(GCAP) se fez também   presente com  os mestres:Neco,Braga e José Carlos  e  Marco Aurélio.

Nota: Memória também de mestre Jõao Pequeno, mestre Curio… rodas no Cabula, Fazenda Grande…

Nota: Na evolução aparecem  mais gente , entre essas por ocasião  o Cinésio(Cobrinha) por estar na  Bahia e que passou a ser   aluno  do GCAP   tornando-se  não muito  tempo depois   Contramestre  porém ! Apesar do posto  ,  não sabia dar aula de Capoeira Angola o que não entendi  muito quanto ao contramestrado   , como  coicidiu   de ter  eu(Braga que já era mestre desde 1978 )  chegado a Salvador pra ficar por  um mes,  onde ia no GCAP,  ele então pediu-me  se   podia auxilia-lo, vendo que  por imitação   não ia  render-lhe  boa  reputação angoleira,    foi combinado  que  chegasse  mais cedo no Forte Sto Antonio e também na Ribeira por ocasiões de me encontrar domiciliado la  na casa do Moraes , para assim  ir  ensinando -lhe aos poucos das bases  mais  necessárias  de compreenções para as  situações .

O sistema de ensino do Moraes no RJ não se fazia pra  aluno aprender copiando  o mestre mas!!! Por através de uma pedagogia de  compreenções , que    iam  ao encontro das mesmas razões que o levavam a se movimentar  e assim  ser  também  para   por de orientações  de seus mestres , para que  por  natural próprio de cada aluno  este  ir encontrando   ,  por   mesmos .

Em 1986 na segunda oficina GCAP -BA onde foi possivel ter representado  todos núcleos(Rio de Janeiro ,Belo Horizonte  e Salvador),na oportunidade  Moraes(Mestre) ,  passou Cinésio a posto de Mestre ( Cobra Mansa) e um ou dois anos depois Rogério rasta da Alemanha.

Nesse fortalecimento  o GCAP   se enganja mais ainda para  resgatar Mestres Angoleiros como foi com  o  Mestre J.Grande , trazido para vim viver de ensinar Capoeira Angola  como mestre do GCAP….de la as possibilidades para um núcleo nos  Estados Unidos também surgem.

Em 1987 terceira  oficina Mostra de Capoeira Angola

Em 1988 quarta  oficina Mostra de Capoeira Angola

Em 1989 quinta oficina Mostra de Capoeira Angola

Em 1990 sexta oficina Mostra de Capoeira Angola

EM 1993 sétima  oficina Mostra de Capoeira Angola com  reúnião dos núcleos  Rio,Bahia,Belo Horizonte,,Olinda e California

Outros do GCAP – BA  vieram como Valmir,Boca do Rio , Janja,Paulinha,Poloca ,Pepeu(un dos filhos do Moraes),Zéquinha (irmão de Moraes) ao posto de Contra Mestres por fin dos  anos 80 para 90.

Nota: o GCAP teve diáspora também nos anos 80 para minas por através de Jurandir e Rogério  (dois Contra Mestre  na öpoca),grupo composto por medonho,Leo

Nota: o GCAP Rio de Janeiro conta por duração de 05-10-1980 a 1993/4 quando de vez se extingue  seguindo seus membros por grupos de  criação própria.

Nota:de 1978 a 2011) mestres RJ : Braga,Neco,Jose Carlos,Marco Aurelio(05-10-1980) , posteriores Edson(através de min Braga), posteriores lumunba,Brinco,Pedro , Isac,Armando,Manoel,Baba , Contra Mestre :Urubu

NOTA : texto ainda de possíveis ajustes