POLITICA PARA SALVAR DE ALGUMA COISA DA MEMÓRIA
Depois de vários séculos sob dominação dos capoeiras , o que por consequencia levou a forte repressão da policia (mais ao final do séc.XIX ) por serem implicados em grande maioria a fatos delituosos, envolvendo estados como o Rio, Bahia e Pernambuco, para que nem tudo se perdesse, surgiram de tentativas de sauvarem-se as coisas e a primeira que oficializou-se , foi a da transformação para uma espécie de ginástica regulamentada , que para ser ! Sõ comprovado , do desligamento da fonte cultural alimentadora e propulçora por natural da africanidade .
As primeiras vezes em que ouve-se falar de iniciativas de compensação, registran-se em 1889 na Ilha de Fernando de Noronha colonia penal,a partir de reaproveitamentos das habilidades dos capoeiras a desviarem então para uma forma desportiva e assim!De mais tolerancias da policia.
Foi em 1928 que oficializou-se no Rio de Janeiro , o primeiro Código Desportivo por nome oficial de Gymnaástica Nacional (capoeiragem Methodizada e Regrada) trabalho de autoria de Anibal Burlamaqui (Zuma),o livro contém uma nomenclatura ilustrada de golpes e contra golpes,área de competição,regulamentos de competição,critério de formação de árbitros,uniformes e demais informações…
No reconcavo na Bahia a forma de resistencia por astúcia de capoeiras baianos , la por meados do sec. XIX usndo das sonoridades do arco musical berimbau davam o alarme face a chegada de estranhos ou da policia as vezes a cavalo, cujo um toque especifico tornou-se cerebre até hoje como toque de cavalaria.
Já familiarizados também das influências sonoras que os sons moderados exerciam sob os desenrolares com as habilidades ao fugir ou partir pro contato físico , viram assim uma possibilidade civilizadora possivel de se apresentar de paralelo a Gimnástica Nacional ou seja também possível de estar na tolerância da policia. Foi na Bahia que a nomeação de Capoeira folclórica e por definitivo de Angola (Capoeira Angola) foi batizada ,
Nota:No deslocamento dos europeus para as américas1492,criou-se o termo novo mundo,por ser continente existente mas até então desconhecido destes do velho mundo(Europa,Asia e África).
No caso dos capoeiras baianos! O novo era o berimbau sendo que as manifestações não se desligavam da linguagem corporal a maneira da africanidade com o peso dos agravantes que já os identificavam daí nas implicações juridicas ,pois com ou sem berimbau o nome que passou a ser capoeira! Juridicamente não apagava de ligações com africanidade razão principal na obstrução na policial por causa de envolver antecedentes criminais apesar dos requintes do arco musical justificando para nova aparência .
Novo seria algo inventado naquele momento tendo nada a constar de registros na policia , daí de Gymnastica Nacional Desportiva ser de fafo um novo e livre de qualquer impedimento por ficha limpa corrida na policia já que a a mesma também !Não existia oficialmente nesse ambito de atividade fisica que fosse registrado na FEDERAçÃO EUROPEIA DE GINÁSTICA ( Europa desde 1881).
POLITICA PARA NÃO TER QUE DEIXAR ABANDONADO O BERIMBAU
Certa incompatibilidade se deu entre a capital Rio de Janeiro e a Bahia pois! pela capital para através da policia dos outros estados, pelas regras definidas , o berimbau tinha que ser abandonado para reconhecimento do cumprimento estabelecido.
Novo por novo a bahia sugere de um arranjamento de luta de sobrepostos de autoria de mestre Bimba que tirando da ideia dos angolas utilizava apenas de um berimbau para seu aquecimento antes de subir ao ring pra lutar .
O mesmo fundou o Centro de Cultura Fisica e Luta Regional. Através do Alvará 111 da Secretária de Educação, Saúde e Assistencia de Salvador . Que obtem aceitação social…
1937 novidade por novidade o berimbau fez para o selecionamento e assim por conta deste instrumento musical tomado por « capoeira »vem o apelido de capoeira regional no lugar do nome oficial luta regional.
Uma aceitação social que faz por evoluir a confusão e um processo de destruição de identidade cultural africana , para fazer a distinção ten-se Mestre Pastinha na direção do Centro Esportivo de Capoeira Angola 1941 BA ,onde a principal razão era a fazer pela conservação das habilidades não dissociada da cultura e donde extraen-se , para o que os metem em valores por construção própria .
Depois de 1937 para outros estados ,muita mais se populariza, o que de mestre Bimba…
CECA – 1941 Bahia e a primeira diáspora
O CECA(Centro Esportivo de Capoeira Angola ),no Largo do Pelourinho 19, fundado em1941 em Salvador na Bahia , foi dirigido por vários anos por mestre Pastinha, que fez daeste local a maior referência de conservação do conhecimento de memória dos capoeiras, que com a associação em 1860 de tres arcos muisicais ou seja berimbaus fez assim da sua nova maneira de resistir consagrando-se devez no CECA. Esse prestigioso lugar de ensino, mais tarde lhe foi retirado ao mesmo tempo que se ve também , impedido de continuar em outro local por ter adoecido e ficado cego, em consequencia os compromissos para com as conservações da Capoeira Angola entram em certa declinação.
Foi nos anos 70 que no Rio de Janeiro a importancia do CECA é revitalizado pelo nome de Pedro Moraes Trindade o Mestre Moraes ( um ex aluno la no mestre Pastinha desde ainda quando criança ) depois de sua vinda para o R.J. nos anos 70 por ocasião de ter que prestar serviço militar no Corpo de Fuzileiros Navais.
Como praticante das habilidades da capoeira dos tres berimbaus (angola) , começa a frequentar algumas referências de capoeira no RJ mais inclusive influênciadas pela Luta Regional de mestre Bimba(de um berimbau) na oportunidade começa também pra continuar mantendo de suas ligações, a ensinar de seu legado , adquirido na escola do Mestre Pastinha .
Nota: A Luta Regional Baiana ,foi um arranjamente de compenssação de oferecimento pro lugar da Capoeira Angola implicada em questões politicas juridicas. O desenvolvimento se deu por ideia do capoeira Mestre Bimba da Bahia , regulamentada nos anos 30 e com ferrenha hostilidade de seus alunos ao que de Capoeira Angola ,pois os mesmos também vinham de esféras sociais mais pertencentes a classe média . No RJ , um primeiro Grupo por referência do Mestre Moraes chamou-se Modaruê (um grupo folclórico). Mais precisamente em 05-07-1975,no Clube Gurilandia,bairro de Botafogo na rua Real Grandesa em Botafogo –zona sul do R.J. eu(Braga) ingressei como aluno ),nos identificava-mos por CAPOEIRA ANGOLA MESTRE MORAES,alguns alunos a época eram,Peçanha.Mano,Agostinho,Roberto , Amalia , as crianças Coruginha e Bisbo,quando depois chegou Neco,Lumumba,Tete ,Luiza, aos sábados pra roda vinham Marco Aurélio, Luiz ,José Carlos,Zé Carlos da Posse,Mestres como Luiz Malhado
.
O sistema de ensino de Moraes e seu contra mestre Peçanha a época, era para o confronto , devido a filosofia dos capoeiras cariocas de substimações ao que de angoleiro.
No Clube Gurilandia Moraes passou Peçanha a Contra Mestre e a Mestre um cara que era da PM (Policia Militar) chamado zangão que eu vi só no dia que pegou a corda de mestre,.depois daí só soube que ja não estava mais entre os vivos .
Nota: ainda em 1975 fui certa vez a Salvador (penso que pelo mes de outubro) pra ficar por um fin de semana em frente ao Theatro Castro Alves onde estava domiciliado e lá no Mercado Modelo,vi Dimola , Gajé e Surão mais não foi nesta que deu para conhecer o Mestre Pastinha.
Em 28 de Dezembro de 1975,o Mestre Moraes com mais algúns de nós fomos a Salvador,nessa oportunidade foi que conhecemos o Mestre Pastinha quem se lembrou de Moraes pelo nome de Pedrinho como aluno mais novo da casa, em seguida chegou dona Maria Romélia (mulher do mestre Pastinha).
Na festa do Bonfin,houve uma roda de capoeira onde Moraes jogou bastante e depois eu com mestre Santana(Macaco Preto) um pouco , pois era eu iniciante pra mais que isso,por lá conheci também mestre Caiçara.
Em 1976 Mestre Moraes Passa a dar aulas em Nova Iguaçu(Academia Rive), são alunos : Zé Carlos , Luiz, Zé Carlos da Posse…
depois também em Bel for Roxo e alunos como: Pedro Edinho as crianças : Chua, Choa e choua
Foi numa visita com o Mestre Moraes a uma academia de capoeira regional no centro de caxias acho que do Mestre Josias, de quem Cinésio(Cobra Mansa) era aluno e onde tinha un outro de nome Baltazar… )que pela primeira vez jogamos , dai é que na oportunidade conheci também Jurandir(seu primo) que me convidou pra roda de Caxias as 10h00(aos domingos se não me engano) ,onde também conheci Russo, Peixe,Rogério…
Outro ponto também de frequentação da gente era na feira de São Cristovão.
Em 16 de dezembro de 1978 , no Parque Lages – Jardim Botânico ,zona sul do Rio de Janeiro onde Moraes estava dando aula , reuniu nesta manhã de sábado as 10:00 , todos alunos onde por certa cerimônia fizeram passagem a posto de mestres os nomes de Braga,Neco e José Carlos e a Contra Mestre o Marco Aurelio,estavam presentes os convidados a participarem os mestres Camisa(com alunos) e Preguisa.
Com mais tres Mestres e dois Contra Mestres para o interesse Capoeira Angola , multiplicam-se assim as forças.
O GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PELOURINHO – GCAP) foi uma ideia que partiu do Mestre Neco que de principio seria a partir de nós os Mestres: Braga,José Carlos e Neco , onde Mestre Moraes estaria convidado a integrar com os demais contra mestres e alunos ainda com ele ,pra o Neco isso evitaria uma concorrência entre nos mesmos inclusive com nosso próprio Mestre pois! como uma referência unica estaria-mos mais fortalecidos que em concorrencia ja que os objetivos eram os mesmos a concentrar da força de quatro mestres e dois contra-mestres na continuação do resgate dos valores da capoeira por de seus valores sentimentais cultural para então gerar , manter de uma politica , para melhor conservar dos exemplos que ja vinham do CECA dos quais continuava fiel o Mestre Moraes para seu trabalho no R.J. também .
Tendo Mestre Moraes aceito com demais Contra Mestres e alunos cuja sua unica exigência foi de manter as côres do preto e amarelo conforme no CECA , eu (Braga) de minha ideia criei o simbolo/emblema do grupo em forma, nome e motivos .
Com acordo do Mestre Josà Carlos,os Contra Mestres : Marco Aurélio e Peçanha,os alunos Elcio,José Carlos da Posse,Luiz negão mais Pedro Edinho , em 05-10-1980 numa feira de artezanato do Cosme Velho zona sul do R.J. funda-se com uma demonstração de capoeira e maculele o GRUPO DE CAPOEIRA ANGOLA PELOURINHO(GCAP),presentes os Mestres fundadores :Neco, Moraes,Braga,Zé Carlos , Contra Mestres Marco Aurélio e os alunos nesta fundação: Elcio e seu Irmão,Luiz ,Luiz irmão de Zé Carlos ,Zé Carlos da Posse, Pedro Edinho,Amalha,as crianças Choa,Chua e Choua.
Obs :antes de regressar definitivamente para A terra natal Moraes passou a posto de mestre também o Contra Mestre Marco Aurélio
Na verdade novos mestres e não primeiros ,respeitando o fato de que houve uma pessoa antes embora só mesmo o Mestre Moraes pode melhor esclarecer.
Entre 1979/80 por estar morando próximo da cidade de Deus , algumas vezes la frequentei por interesses da capoeira,mas a época era de grandes expectativas face ao crime e a policia .
Em 1981 com o falecimento do mestre Pastinha logo após fez-se uma roda anunciada no jornal HOJE depois de uma entrevista dada pelo Mestre Moraes onde disse morrer Mestre Pastnha mas não o último representante pois havia deixado continuadores e ele era um a representar isso nessa roda.
Em 1982 Mestre Moraes regressa definitivamente para Salvador,ficando com os Mestres que deixou a continuação do GCAP (Localizado no Copaleme Praia Clube no Bairro do Leme Zona Sul do RJ, em seguida no IPCN – rua do riachuelo 128 centro RJ (primeira sede provisória depois da obtenção do estatuto (lei Ruane) e UNE – rua do Catete 243 Catete RJ(segunda sede provisória após mudar do IPCN. (ver blog CAPOEIRA ANGOLA 05-10-1980 R.J.) http://ceca807.wix.com Voltando a viver em Salvador -Bahia , Mestre Moraes levou da experência do GCAP e lá , localizando-se no Forte Sto Antonio Além do Carmo,Centro Histórico de Salvador (atual Forte da Capoeira) começa composto de um mestre(o Moraes) e alunos , o que mais tarde viria interferir nos destinos não apenas dos angoleiros da Bahia mas da capoeira como um todo.
Durante o primeiro ano de trabalho foi com mestre J. Pequeno que ja dispunha de um espaço no Forte que o grupo começou antes de ocuparem outro comodo em cima.
Em 1985 realizou-se uma primeira oficina Mostra de Capoeira Angola , onde reuniu numerosos antigos mestres angoleiros da Bahia , algúns meios que afastado da atividade por falta de local pra se concentrarem , Mestres como :J.Grande,J.Pequeno.Barba Branca,Bobó,lua de Bobó,Curió,Paulo dos Anjos…o Rio de Janeiro(GCAP) se fez também presente com os mestres:Neco,Braga e José Carlos e Marco Aurélio.
Nota: Memória também de mestre Jõao Pequeno, mestre Curio… rodas no Cabula, Fazenda Grande…
Nota: Na evolução aparecem mais gente , entre essas por ocasião o Cinésio(Cobrinha) por estar na Bahia e que passou a ser aluno do GCAP tornando-se não muito tempo depois Contramestre porém ! Apesar do posto , não sabia dar aula de Capoeira Angola o que não entendi muito quanto ao contramestrado , como coicidiu de ter eu(Braga que já era mestre desde 1978 ) chegado a Salvador pra ficar por um mes, onde ia no GCAP, ele então pediu-me se podia auxilia-lo, vendo que por imitação não ia render-lhe boa reputação angoleira, foi combinado que chegasse mais cedo no Forte Sto Antonio e também na Ribeira por ocasiões de me encontrar domiciliado la na casa do Moraes , para assim ir ensinando -lhe aos poucos das bases mais necessárias de compreenções para as situações .
O sistema de ensino do Moraes no RJ não se fazia pra aluno aprender copiando o mestre mas!!! Por através de uma pedagogia de compreenções , que iam ao encontro das mesmas razões que o levavam a se movimentar e assim ser também para por de orientações de seus mestres , para que por natural próprio de cada aluno este ir encontrando , por mesmos .
Em 1986 na segunda oficina GCAP -BA onde foi possivel ter representado todos núcleos(Rio de Janeiro ,Belo Horizonte e Salvador),na oportunidade Moraes(Mestre) , passou Cinésio a posto de Mestre ( Cobra Mansa) e um ou dois anos depois Rogério rasta da Alemanha.
Nesse fortalecimento o GCAP se enganja mais ainda para resgatar Mestres Angoleiros como foi com o Mestre J.Grande , trazido para vim viver de ensinar Capoeira Angola como mestre do GCAP….de la as possibilidades para um núcleo nos Estados Unidos também surgem.
Em 1987 terceira oficina Mostra de Capoeira Angola
Em 1988 quarta oficina Mostra de Capoeira Angola
Em 1989 quinta oficina Mostra de Capoeira Angola
Em 1990 sexta oficina Mostra de Capoeira Angola
EM 1993 sétima oficina Mostra de Capoeira Angola com reúnião dos núcleos Rio,Bahia,Belo Horizonte,,Olinda e California
Outros do GCAP – BA vieram como Valmir,Boca do Rio , Janja,Paulinha,Poloca ,Pepeu(un dos filhos do Moraes),Zéquinha (irmão de Moraes) ao posto de Contra Mestres por fin dos anos 80 para 90.
Nota: o GCAP teve diáspora também nos anos 80 para minas por através de Jurandir e Rogério (dois Contra Mestre na öpoca),grupo composto por medonho,Leo
Nota: o GCAP Rio de Janeiro conta por duração de 05-10-1980 a 1993/4 quando de vez se extingue seguindo seus membros por grupos de criação própria.
Nota:de 1978 a 2011) mestres RJ : Braga,Neco,Jose Carlos,Marco Aurelio(05-10-1980) , posteriores Edson(através de min Braga), posteriores lumunba,Brinco,Pedro , Isac,Armando,Manoel,Baba , Contra Mestre :Urubu
NOTA : texto ainda de possíveis ajustes